quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A Cidade quer se Comunicar - Frases que Revelam a Sabedoria das Ruas

                              

Imagens espalhadas pelas ruas estão chamando a atenção dos internautas. “Mantenha os olhos atentos e a cabeça erguida. A cidade quer se comunicar e tem algo a lhe dizer. Repare nos muros. Frases. Imagens Intervenção. Inspiração. Reflexão. Arte. Pare. Pense”. Com esta descrição o Tumblr, incentiva o acesso e a visualização das imagens.
O coletivo começou a ser divulgado aos poucos por Eduardo Perazza e Gabriela Serio, e vem a cada dia ganhando visibilidade e aumentando o número dos seus colaboradores.
O interessante do projeto é que ele reúne frases e imagens grafitadas em lugares inusitados, onde as pessoas passam despercebidas e não lhes dão a minima atenção.
                           
Os muros das cidades são alvos fáceis de expor as ideias e pensamentos através da arte e criatividade. São inúmeras as expressões artísticas urbanas que se misturam com a paisagem local.
Segundo os idealizadores do projeto, os amigos Eduardo e Gabriela, quem estiver interessado em participar do movimento é muito simples, ao ver uma mensagem em algum muro, fotografe e envie para o endereço eletrônico: olheosmuros@gmail.com, ou no twitter @olheosmuros. A foto após enviada é postada no microblog e a arte poderá ser apreciada por mais pessoas. 
Eduardo Peraza destaca: “Uma das fotos teve seis compartilhamentos no Twitter e 20 mil no Tumblr”. Ele acrescenta que o Tumblr é um grande facilitador para a difusão de ideias.

Estão disponíveis imagens de vários países como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Inglaterra, Portugal e Romênia, entre outros. Em número de usuários, o Brasil ocupa o 2º lugar, e foi o responsável pela ascensão do blog.


Muros: uma antiga forma de se comunicar 
Desde os tempos mais remotos uma das formas de se comunicar tem sido através dos muros. A Muralha da China também conhecida como a Grande Muralha, os locais sagrados, como o Muro das Lamentações e o famoso Muro de Berlim, marcaram a história da humanidade.

Eduardo enfatiza: “No muro lemos a cidade e a cidade fala conosco; conta de seus desejos e seus problemas. Algumas vezes a gente se identifica, e algumas vezes a gente se questiona. Podem ser frases. Imagens. Intervenção. Arte. É tudo inspiração e reflexão”. 

O Coletivo Olhe os Muros, com suas frases interessantes não apenas enche-nos às vistas, mas também exercita o pensar.


A cidade fala... quer se comunicar. Na ponta da língua. Na ponta dos dedos.        
                                                                                  Josy Gomes Murta

A voz da cidade ecoa pelos ares, secos ou úmidos. É a vida que segue. Aos passos da labuta, gestos, moldes, meios, luta, confiança e desconfiança. Tudo ao redor e ao derredor, vibra, canta, dança, embalado pelos sonhos, esperanças de dias melhores. 

Oh! Vida dura... Ando devagar porque já tive pressa... Cantavam os criptojudeus a seguinte música enquanto sua resistência significava sofrimento: Quem canta seus males espanta. Quem chora seus males aumenta. Eu canto para remediar o sofrimento que me atormenta.

Com a tentativa incessante de mudar o mundo: as revoltas, os sofrimentos, o medo, a incerteza, e uma pincelada de fé e cores, para vencer a peleja. A cidade solta a sua voz. " A voz da cidade é ouvida por todos nós, mas a maioria opta por ignorar todo o eco que a cidade faz".

Tudo está impresso e visível no habitat urbano. Os carros circulam, poluem, e pulsam junto com o coração da gente, fervilhando no asfalto aquecido... De um lado para o outro. Pra lá e pra cá. Vida que segue...

Riscar e rabiscar nos muros pode ser considerado um crime. Mas a poesia resiste, insiste e não desiste de dar o ar de sua graça, ofuscando a desgraça.

E afinal, quem é o poeta? É aquele que enfrenta as dores da alma, a perda, a solidão e solta o verbo com seus poemas. Há quem diga que o poeta enfrente os vícios do mundo tentando mudar os vícios das coisas.

Quando um muro expõe a arte, a poesia, já não é apenas um muro. É um mundo, um horizonte. Basta olhar, sentir e perceber, quão bela é a arte. 

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”. ( José Saramago)

                              















Com informações do Mistura Urbana/Olhe os Muros

Nenhum comentário:

Postar um comentário