Foto: Reprodução |
Um usuário de lente de contato comum jamais imaginaria que um dia a sua lente poderia gravar imagens com uma câmara minúscula, e depois rever, quando bem quisesse.
O imaginário está prestes a tornar-se real. A Sony criou uma patente de lente de contato que grava vídeos e move-se ao movimento do olho.
Um detalhe interessante dessa nova lente de contato é que a mesma difere de outras lentes e óculos, que permitem acesso à internet e criam uma realidade aumentada. A nova patente da Sony apresenta um sistema com capacidade de captura de imagens e armazenamento de dados dentro da própria lente. A gravação é ligada e desligada ao piscar o olho.
Foto: Reprodução |
A câmara possui sensores capazes de identificar se o olho está piscando intencionalmente, de forma natural ou involuntariamente, a ação deliberada ativa a câmara. As imagens são gravadas num dispositivo interno da lente, possibilitando acessibilidade com maior rapidez e facilidade.
De acordo com informações do site Futurism, a patente segue a tecnologia sofisticada de projetos anteriores da gigante tecnológica que utiliza sensores piezoeléctrico que convertem energia mecânica em energia elétrica. Os movimentos dos olhos são lidos por esses sensores para ativar a câmera ou as gravações.
Os detectores ainda permitem que a bateria receba carga através dos movimentos dos olhos, via indução eletromagnética, e uma corrente elétrica será produzida por um condutor móvel através de um campo magnético. A lente também terá capacidade de ajustar-se aos olhos do usuário e utilizar o foco automático no caso de imagens embaçadas
Foto: Reprodução |
Segundo a Leisure Management, essa inspiração parece ter saído da temporada britânica, The entire history of you, de Black Mirror. Os personagens conseguem registrar acontecimentos que se passam diante de seus olhos através de uma lente e as imagens ficam armazenadas em um grão colocado atrás de suas orelhas.
Foto: Reprodução |
Com informações do Vírgula Uol/24 horas New/Minds/Leisure Management/ Futurism
Nenhum comentário:
Postar um comentário