terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Bicicleta de carga substitui trabalho escravo de animais


Catadores de entulho de Maceió (AL) receberam 30 bicicletas de carga, que os ajudarão no trabalho diário em toda a capital. A ação é um incentivo a conscientização quanto ao destino do lixo e a reciclagem, e foi idealizada pelo Projeto Relix. O evento realizado na orla da Pajuçara contou também com exposição fotográfica e uma peça de teatro, o "Espetaculix".

O Espetaculix é um espetáculo que circula em diversas cidades do estado, já soma 130 performances e mais de 30 mil expectadores, conta também com a participação  de atores, bicicletas coletoras, marionetes e sacos de lixo.


Chamadas de “Ciclolix”, as bicicletas também serviram de suporte para expor as fotografias dos catadores da capital. Entre as beneficiadas com o projeto, Maria Goreti da Silva Batista, que trabalha como catadora de entulho na região do Benedito Bentes.

Goreti declarou com entusiasmo: “Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”.

O Relix, programou para o mês de fevereiro de 2017, uma diversificada lista de atividades em todo o estado: apresentações teatrais em escolas e indústrias, doações de lixeiras seletivas a escolas e de bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos e intervenções em espaços públicos.



A beleza da arte e a disposição e coragem do "ser mulher, catadora"... É bonito de se ver!


A idealizadora do projeto comentou que além de conscientizar sobre a relação das pessoas com o lixo, também trouxe dignidade para os catadores. “Sinto que a gente poderia fazer muito mais. Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, destacou Lina.


Um instrumento musical inusitado ... A criatividade faz a diferença!


Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário