quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Projeto Lata 65 - Uma iniciativa portuguesa que transforma idosos em grafiteiros


Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa
Os idosos que antes acostumados a fazer a arte milenar do crochê ou tricô, conversando e vendo televisão bem acomodados, agora estão praticando uma arte bem movimentada, a “ street art” ou  “grafite”.

Tudo começou com o Projeto Lata 65, que é realizado nas ruas de Lisboa, em Portugal e promove oficinas para os idosos com mais de 65 anos, ensinando-os técnicas de intervenção urbana e grafite em paredes e muros, e contribui para quebrar os estereótipos relacionados com a idade. 

O projeto foi criado no ano de 2012, pela arquiteta portuguesa Lara Seixo Rodrigues, 36, quando era co-fundadora do WOOL (Festival de Arte Urbana da Covilhã, em Portugal), na época Lara foi desafiada a fazer um workshop de arte urbana para a 3ª idade. E o que chamou a atenção foi o público mais interessado, “os idosos”, eles demonstravam maior entusiasmo pelas oficinas. 

A iniciativa mostra que a idade é apenas um número. “O resultado tem sido impactante. O que nós percebemos é que usamos a arte para atingir pontos na vida dos idosos que não podíamos imaginar", salienta Lara. 

O Projeto Lata 65 veio para transformar os idosos em verdadeiros artistas de rua.

Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa

Lara enfatiza: “Claramente o 'Lata 65' se apresenta como um projeto de inclusão e integração deste grupo etário, eles percebem a rua, a cidade onde vivem. O projeta os desperta para a arte na sua generalidade". 

As atividades com os idosos começam com workshops, onde eles aprendem a história do grafite e o que é a arte urbana. Na sequência, eles criam as próprias marcas, os stencils (tipo de folha de papel fino que serve para moldar os desenhos) e só depois é que vão às ruas para pintar as paredes da cidade de Lisboa, onde o projeto acontece. Usam tudo que aprenderam e experimentam a sensação de liberdade, expressa na arte do grafite.

A coordenadora do projeto destaca que desde o primeiro workshop é possível e desejável despertar, motivar e entusiasmar os mais idosos através da arte urbana, apresentando a estas gerações, novas atividades, novas técnicas, ditas dos mais jovens, como forma de escape e quebra de rotinas, gerando qualidade, jovialidade e bem estar em suas vidas. 

“Há idosos que não desenham há 50, 60 anos, e estão se superando, uma enorme transformação, muitas pessoas chegam desgastadas com a vida, cabisbaixas e tristes. E a partir do momento que vão para a rua, começam a pintar como crianças, super felizes. Eles dizem que é uma experiência para toda a vida”, argumenta Lara Rodrigues. 

Ela reflete: “O que nós percebemos é que usamos a arte para atingir pontos na vida dos idosos que não podíamos imaginar. Luísa, uma das integrantes, assina como 'Armando' em homenagem ao marido falecido".

Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa

A média de idade dos participantes do projeto é 72 anos e o mais idoso tinha 102. Apesar das oficinas serem abertas a todos os idosos, a maior parte dos alunos são mulheres, que após participarem sentiram-se melhor. Isabel Paço, 53 anos, do Porto, diz: “Eu estava me sentindo longe de tudo, um bocadinho depressiva”. Ela acrescenta: “As diferentes experiências e o aprendizado são benéficos para os mais velhos, porque nos mantém atualizados. Nos sentimos felizes, ativos, vivos, uteis".

Eduardo Machado, 70, um dos poucos homens a se interessar, que depois de aposentado passou a experimentar cerâmica e aquarela. Ele ressaltou: “Sempre admirei os grafites feitos por essa gente nova. Alguns fazem rabiscos a vida toa, mas outros se aperfeiçoam. Eu nunca tinha me imaginado assim, no meio da idade pintando uma parede. Aconteceu".

As oficinas do "Lata 65" são realizadas em ambientes de trabalho totalmente descontraídos, ideais para a aprendizagem das mais variadas técnicas de intervenção nas ruas. Os participantes são acompanhados por artistas de renome da atualidade.

Foto: Reprodução/Workshops/Lata 65/Lisboa

Segundo Lara Rodrigues, o principal objetivo do Lata 65, é conectar as gerações mais velhas e mais jovens através da arte, ajudando-os a se envolverem em novas formas de arte contemporânea de uma maneira leve e divertida. “Costumo dizer que a lata de spray de tinta tem algo de mágico que não sei explicar. Todo mundo gosta de experimentar e o idoso não é exceção”. 

O grupo espalha criatividade pelos murais dos bairros. Lugares antes degradados e abandonados transformaram-se em ambientes cheios de beleza, vida e cor. O Lata 65 veio para eliminar os “clichês” sobre a arte de rua e ampliar os adeptos ao grafiti, uma arte inclusiva carregada de expressão das ruas.

Lara Rodrigues já viajou por diversas cidades em Portugal, Estados Unidos, entre outras. O projeto sem fins lucrativos é financiado pela venda de merchandising, como camisas e broches pela internet. A própria logomarca do Lata 65 foi desenhada por uma participante, que passou a sair sozinha para pintar os muros e chegou a ser detida pela polícia. Ela morreu em 2015.


Foto: Reprodução/merchandising/Lata 65/Lisboa

No Brasil a iniciativa aconteceu em São Paulo, em outubro de 2015, na edição do Serviço Social do Comércio (Sesc/Santana). 

Os cursos têm duração de oito a dez horas, divididas em dois dias, de acordo com estas etapas: 

- A primeira parte do curso é a teórica visual (aprendem sobre a história do grafite, quem foram os precursores, quais as técnicas existentes, etc. 

- A segunda é a prática, e os idosos aprendem a preparar moldes e saem para pintar o muro.

* Os idosos que apresentam dificuldades motoras e que precisam ser ajudados são incentivados.

Veja o talento dos grafiteiros do Projeto Lata 65

Foto: João Fortunato/Lata 65/Lisboa
O despertar para a arte... Na melhor idade.

Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa 
Street art... Um motivo para viver o inusitado.


Foto: Rui Gaiola/ Lata 65/Lisboa

A arte de rua não tem idade. Criatividade...


Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa

Grafitar... Um simples detalhe faz a diferença!

Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa

Proximidade com a arte contemporânea... Concentração... Eis que surge um novo artista.


Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa

O grupo interage com as cores... Natureza... Descontração...


Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa

Projeto Lata 65. A vida em unidade com a arte. Uma bela iniciativa!


Foto: Reprodução/Lata 65/Lisboa
Com informações da Folha de São Paulo/O Dia/Hypeness/Iberoamerica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário