terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Sebrae vai contratar aposentados: experiência vence o preconceito

Foto: Reprodução
Aposentados terão possibilidade de conseguir uma oportunidade de trabalho através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que vai contratar 510 aposentados para as vagas de consultor de crédito.

As vagas serão disponibilizadas para pessoas experientes que trabalharam na rede bancária, nas áreas de análise de crédito e atendimento à pessoa jurídica.

Os candidatos selecionados atenderão a micro e pequenas empresas e caso aprovados terão possibilidade de assinar contrato com o Sebrae, com duração até dezembro de 2018.

O contratado poderá trabalhar na sua residência, e receberá a quantia de R$ 453 reais por empresa atendida, com este dinheiro o aposentado vai poder aumentar a sua renda familiar.
Foto: Agência Brasil














As inscrições podem ser feitas pelo site do Sebrae.
  
A seleção dos candidatos vai até o dia 15 de fevereiro e será por análise e currículo, e experiência comprovada. 

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de março.

Caso o número de aprovados ultrapasse o estipulado por Estado, será feita uma lista classificatória, considerando a seguinte pontuação: atuação como gerente de clientes pessoa jurídica (2 pontos por ano); atuação como gerente de clientes micro e pequenas empresas (3 pontos por ano); atuação como gerente-geral de agência com clientes pessoa jurídica (4 pontos por ano); atuação como analista de crédito (5 pontos por ano); e atuação como analista de crédito de micro e pequenas empresas (6 pontos por ano).

Foto: Revista Istoé
Segundo o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a seleção vai na contramão das práticas no mercado de trabalho. A oportunidade é uma forma de combater o preconceito contra o idoso. “O que eu tenho assistido é empresas fazendo PDV [Programas de Demissão Voluntária]. Normalmente eles buscam tirar os mais velhos. Há um grande preconceito contra que é mais velho no mercado. Nós estamos indo na direção contrária. O mais velho para nós é muito importante”.

Citando estatísticas do próprio Sebrae, Afif Domingos enfatizou que a intenção é aproveitar a experiência dessas pessoas. “Essa é a turma que sabia dar crédito sem precisar olhar o computador, porque era olho no olho. Hoje, graças à moderna tecnologia, quem dá crédito é o computador. O gerente está absolutamente amarrado às regras. Isso faz com que 83% das pequenas empresas não tenham acesso ao crédito”, afirmou, citando estatísticas do próprio Sebrae.

Afif declarou ainda que após passar pela consultoria, os pequenos empresários vão contar com o aval da entidade para solicitar crédito junto ao banco. “Passando pelo crivo desse agente especial, o empresário passa a ter a vantagem de ter o aval do Sebrae, substituindo a garantia [em forma de bens]. O Sebrae tem um grande fundo de aval, com patrimônio de R$ 780 milhões".

Na opinião do aposentado Mário Luiz Pegoraro, 74 anos, presidente da Associação nacional de Aposentados (APOSEN), a iniciativa do Sebrae é positiva. Argumentou também que  o próprio valor das aposentadorias influencia na decisão de os aposentados buscarem uma reintegração ao mercado. “É a recolocação no emprego. Nos Estados Unidos, existe uma associação de aposentados que, antes mesmo de as pessoas se aposentarem, começa a consultar o que ela gostaria de fazer".
Foto: Reprodução

"Mas o tempo passa tão depressa... O tempo é algo inexplicável ... Momentos em que ele passa depressa... Momentos em que simplesmente não passa"...


Foto: Agencia Brasil

Ainda há tempo!


O mercado de trabalho encara um candidato com mais idade, com um certo desprezo. Quem está desempregado quando busca uma recolocação, encontra pela frente um desafio enorme, e não sabe o que fazer para conseguir um emprego, perto da idade de se aposentar.

A boa notícia é que empresas sérias, modernas e dinâmicas estão a apostar na meia idade.
Foto: Reprodução
Estas empresas estão investindo na terceira idade através de planejamentos estratégicos, e chegaram à conclusão que estes profissionais são mais experientes, levam mais a sério tarefas que a chamada geração Y não tem paciência de fazer, e por sua vez são mais compromissados.

Os programas voltados para a empregabilidade de idosos tem alcançado cada vez mais pessoas que antes não tinham oportunidade no mercado de trabalho, pois o pré-requisito "idade", passou a ser um ponto negativo.

A oportunidade gerada por estas empresas, tem demonstrado que o importante não é a idade em si, mas a experiência e o potencial do empregado. A iniciativa tem contribuído nas novas oportunidades de emprego, para quem já viveu por mais de meio século. 


Foto: Reprodução
Não é à toa que essa faixa etária é conhecida como: "a melhor idade". Ao contrário do que se pensa, ter idade avançada é uma mais valia, quando se tem força de vontade e persistência. 
Foto: Reprodução
Segundo a equipe do Carreiras Emprego, experiência, assiduidade e valores pessoais fazem da terceira idade um público competente para continuar trabalhando. Uma dica para quem tem mais de 50 anos é exalar experiência numa entrevista de emprego, falar sobre as qualidades, vivências, e mostrar que tem muito para aprender. E por último, participar de cursos, palestras, Worshops, e atualizar-se.

Foto: Think Stock
Aportou na terceira idade ou melhor idade:  Mantenha o entusiasmo e a energia. O seu tempo é hoje!

Foto: Extra

Com informações do Sebrae/ Agência Brasil/Revista Istoé/Huffington Post 
Mais dicas sobre o mercado corporativo: Carreiras.Empregos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário