terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Rio de Janeiro é o primeiro estado do Brasil a proibir carroças puxadas por animais



A lei que proíbe o uso de animais no transporte de cargas já está em vigor no Rio de Janeiro, e foi sancionada pelo governador do estado, Luiz Pezão, no dia 7 de janeiro (Lei de Nº 7.194/16).

De acordo com a lei, "será responsabilizado todo indivíduo que utilizar animais para situações de fretamento, transportes de cargas, materiais ou pessoas, nas áreas urbanas e rurais, por quaisquer atos que caracterizam maus tratos aos mesmos". A exceção fica somente para os animais utilizados nas áreas rurais e turísticas do estado onde são necessários como meio de locomoção e sustento.

O projeto foi aprovado por unanimidade e em regime de urgência pela Assembleia Legislativa. Quem for pego em flagrante descumprindo a medida poderá ser indiciado e penalizado de acordo com as leis vigentes relacionadas a maus tratos. O bicho ainda será recolhido e levado à Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA).

Curitiba proíbe carroças puxadas por animais



A Prefeitura Municipal de Curitiba sancionou a lei que proíbe o uso de veículos de tração animal na cidade. A Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, fiscalizarão se a lei está sendo cumprida.

Segundo a Lei de Nº 14. 741, de 27 de outubro de 2015, o cidadão que for pego submetendo um animal a tais condições, esteja ele montado ou não no bicho, será autuado por maus-tratos e perderá a guarda do animal. A única exceção a nova regra são os guardas civis e militares, que continuam tendo permissão para andar pelas ruas da cidade montados em cavalos. 

Com informações do Jornal o Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário