terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Bicicleta de carga substitui trabalho escravo de animais


Catadores de entulho de Maceió (AL) receberam 30 bicicletas de carga, que os ajudarão no trabalho diário em toda a capital. A ação é um incentivo a conscientização quanto ao destino do lixo e a reciclagem, e foi idealizada pelo Projeto Relix. O evento realizado na orla da Pajuçara contou também com exposição fotográfica e uma peça de teatro, o "Espetaculix".

O Espetaculix é um espetáculo que circula em diversas cidades do estado, já soma 130 performances e mais de 30 mil expectadores, conta também com a participação  de atores, bicicletas coletoras, marionetes e sacos de lixo.


Chamadas de “Ciclolix”, as bicicletas também serviram de suporte para expor as fotografias dos catadores da capital. Entre as beneficiadas com o projeto, Maria Goreti da Silva Batista, que trabalha como catadora de entulho na região do Benedito Bentes.

Goreti declarou com entusiasmo: “Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”.

O Relix, programou para o mês de fevereiro de 2017, uma diversificada lista de atividades em todo o estado: apresentações teatrais em escolas e indústrias, doações de lixeiras seletivas a escolas e de bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos e intervenções em espaços públicos.



A beleza da arte e a disposição e coragem do "ser mulher, catadora"... É bonito de se ver!


A idealizadora do projeto comentou que além de conscientizar sobre a relação das pessoas com o lixo, também trouxe dignidade para os catadores. “Sinto que a gente poderia fazer muito mais. Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, destacou Lina.


Um instrumento musical inusitado ... A criatividade faz a diferença!


Com informações do G1

Rio de Janeiro é o primeiro estado do Brasil a proibir carroças puxadas por animais



A lei que proíbe o uso de animais no transporte de cargas já está em vigor no Rio de Janeiro, e foi sancionada pelo governador do estado, Luiz Pezão, no dia 7 de janeiro (Lei de Nº 7.194/16).

De acordo com a lei, "será responsabilizado todo indivíduo que utilizar animais para situações de fretamento, transportes de cargas, materiais ou pessoas, nas áreas urbanas e rurais, por quaisquer atos que caracterizam maus tratos aos mesmos". A exceção fica somente para os animais utilizados nas áreas rurais e turísticas do estado onde são necessários como meio de locomoção e sustento.

O projeto foi aprovado por unanimidade e em regime de urgência pela Assembleia Legislativa. Quem for pego em flagrante descumprindo a medida poderá ser indiciado e penalizado de acordo com as leis vigentes relacionadas a maus tratos. O bicho ainda será recolhido e levado à Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA).

Curitiba proíbe carroças puxadas por animais



A Prefeitura Municipal de Curitiba sancionou a lei que proíbe o uso de veículos de tração animal na cidade. A Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, fiscalizarão se a lei está sendo cumprida.

Segundo a Lei de Nº 14. 741, de 27 de outubro de 2015, o cidadão que for pego submetendo um animal a tais condições, esteja ele montado ou não no bicho, será autuado por maus-tratos e perderá a guarda do animal. A única exceção a nova regra são os guardas civis e militares, que continuam tendo permissão para andar pelas ruas da cidade montados em cavalos. 

Com informações do Jornal o Dia

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Israel, o primeiro país do mundo a proibir carroças puxadas por animais



Em Israel, cavalos e burros já não realizam trabalho escravo. O país asiático se tornou o primeiro no mundo a proibir carroças e carruagens com tração animal nas suas ruas. Os defensores dos animais conseguiram acabar com os maus tratos aos animais. 

Não só em Israel, mas em outras partes do mundo, os burros e cavalos são tratados com crueldade, muitos são forçados a trabalhar horas e mais horas sob um sol causticante, carregando fardos e cargas pesadas, sem sequer receber água, sombra, ou comida. Os animais quando recusam-se a trabalhar são castigados, e sofrem violência. 

Foto: Hakol Chai / Animal encontrado subnutrido
A crueldade sofrida pelos animais foi documentada pela Organização Não Governamental - ONG - Hakol Chai, que juntamente com o Ministério dos Transportes e a Polícia de Israel conseguiu que fosse aprovada a nova medida. 
A lei foi regulamentada em setembro e começou a valer, em todo o território nacional, em março de 2015.

Foto: Hakol Chai / Cavalos resgatados pelo grupo
No entanto, a exceção é a cidade de Nahariya, que recorreu a Comissão de Assuntos Econômicos, pedindo que a medida não fosse aplicada para fins turísticos. Os responsáveis conseguiram que carroças e carruagens com tração animal ainda fossem permitidas nas suas ruas. Em Nahariya é comum a prática de turismo com animais.

Com informações do The Greenest Post

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Chove em 56 cidades paraibanas – Sertão recebeu o maior volume de chuvas




Cinquenta e seis municípios da Paraíba registraram chuvas entre 7h (horário local) desta quinta-feira (26) e às 7h desta sexta-feira (27). Os dados foram divulgados nesta manhã pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). 

O município de Uiraúna, no Sertão Paraibano, recebeu o maior volume de chuvas, registrado um total de 77,1 milímetros, que representa 85% da média histórica para o mês de janeiro na cidade, que é de 90,2 milímetros, seguida de Bom Sucesso, com 72, 8 milímetros de chuva. Cajazeiras recebeu 45,6 mm de chuva, e Marizópolis, um percentual de 43,4 milímetros.

Choveu também em Monte Horebe (40,8 mm), Santa Helena (33 mm), Itaporanga (32 mm), Cachoeira dos Índios (28 mm), Serra Grande (27 mm), Piancó (26,4 mm), Sousa (12,6 mm), Bonito de Santa Fé (13,6 mm), Poço de José de Moura (11,3 mm), São Domingos de Pombal (9,2 mm), Pombal (8,3 mm), São Bentinho (7 mm), Cajazeirinhas (5,3 mm), Boa Ventura (5 mm), Malta (4,2 mm), e Diamante (2 mm).


Barragem sangrando...

Uma barragem sangrou nesta quinta-feira após uma chuva de 67,8 milímetros, devido às fortes chuvas registradas, ao longo dos últimos dias. A acabou desaguando no Açude da Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (CAGEPA), localizada no município de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba.

A cidade de Bom Jesus, na região do Sertão Paraibano, entre o último sábado e a manhã desta quinta-feira, já recebeu 130,7 milímetros de chuvas, tendo o maior percentual do estado, neste período.
A previsão para a sexta-feira (27), de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas, é de nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas isoladas no Sertão da Paraíba. 

O sertanejo pediu... Que venha a Chuva!



Imagens do céu preparando-se para as chuvas torrenciais...

Mais nuvens (nimbos) carregadas de chuvas...

E a chuva marcou com a sua presença.



Mudou a paisagem do Sertão...
Deu um banho de beleza...



Açude sangra após chuva de 67, 8 mm.

Não deu para resistir ao tradicional banho de chuva...
 Sertaneja dançando na chuva...
As rodovias paraibanas foram lavadas com água das chuvas...


A chuva envolve o umbuzeiro...

Sertanejo preparando o plantio.


Com informações do G1 PB

Chico Buarque vence prêmio literário na França


Foto: Bob Wolfenson / Divulgação
Chico Buarque de Hollanda vai receber o prêmio de literatura Roger Caillois na próxima segunda-feira, em Paris, na França. O artista brasileiro foi escolhido pelo conjunto de sua obra, na categoria literatura latino-americana.

Seus livros são publicados na França pela editora Gallimard e o último, O Irmão Alemão, foi lançado em 2016. Chico Buarque foi informado da premiação nesta quinta-feira, e infelizmente não poderá comparecer à premiação.



O Prêmio Roger Caillois foi criado em 1991 pelo PEN Club da França em parceria com a Casa da América Latina e a Sociedade dos escritores e amigos de Roger Caillois (1913-1978), sociólogo e crítico literário francês. 

Autores que já ganharam premiação na mesma categoria: Mario Vargas Llosa (2002), Alberto Manguel (2004), Ricardo Piglia (2008) e Roberto Bolaño (2009). Haroldo de Campos (1999) era o único brasileiro na lista até então.

Chico Buarque - Um ícone da cultura brasileira:














Francisco Buarque de Hollanda, conhecido no meio artístico por Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944. Filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Cesário Alvim. 

O artista é considerado um dos maiores nomes da MPB (Música Popular Brasileira), além de músico e escritor é também dramaturgo. Chico publicou suas primeiras crônicas no "Verbamidas", um jornal do Colégio Santa Cruz. No ano de 1966, ele publica no Jornal o Estado de São Paulo, o conto "Ulisses", que foi incorporado no primeiro livro chamado "A Banda", que trazia os manuscrito das suas primeiras canções. 














No início dos anos de 1980, Chico passa a alternar a produção musical com a literária. Foi vencedor de três Prêmios Jabuti ( melhor romance/1992), com o livro o "Estorvo", primeiro romance do autor e o de Livro do Ano, pelo livro "Budapeste", lançado em 2004, e o " Leite Derramado, em 2010.

O segundo romance de Chico foi "Benjamim", publicado em 1995. O livro foi escrito durante um ano de intenso trabalho. Na época o texto foi entregue a editora sem a última frase, que por sinal iria definir o desfecho da história. 

Benjamim é um livro cinematográfico, e foi ao ar nos cinemas no ano de 2003, os intérpretes foram os personagens Cléo Pires, Danton Melo e Paulo José. Diz o autor: "De certa maneira, as imagens vão me guiando".



Com informações do Estadão Conteúdo/Zero Hora/Site Oficial Chico Buarque

Pessoas que se arrepiam ouvindo música tem cérebro especial


Cientistas de Harvard descobriram que o cérebro de quem se arrepia com canções possui conexões especiais. Esse tipo de reação física à música acontece apenas com cerca de metade da população.
Analisaram o cérebro de 20 voluntários, usando a técnica de ressonância magnética de tensor de difusão, que mostra as conexões entre diferentes regiões do cérebro.
Descobriram que os participantes do “grupo do arrepio” tinha mais fibras nervosas saindo do córtex auditivo e se ligando ao córtex insular anterior e o córtex prefrontal, que processam sentimentos e monitoram emoções.

A conectividade extra desses cérebros provavelmente intensifica a experiência sensorial provocada pela música.
Os pesquisadores não sabem se as pessoas que se arrepiam nascem mais sensíveis ou se é possível desenvolver essas conexões ouvindo e se emocionando com novas músicas.
Outras pesquisas científicas relacionam o arrepio musical a reações de expectativa e surpresa.
As pessoas que escutam as músicas de forma mais “intelectual”, tentando prever os acordes que vem depois, têm mais chances de se arrepiar quando a música não segue suas expectativas.
Por outro lado, quando o compositor cria um crescente musical que culmina em uma nota aguda, o cérebro cria expectativa e tem uma reação de prazer quando o acorde final já esperado finalmente aparece.
Com informações da Super

sábado, 7 de janeiro de 2017

São Paulo, uma vista deslumbrante!



Em São Paulo, nem tudo precisa ser encarado como cinza. Do alto, a vista da capital paulista pode ser muito diferente. Por isso, a SPTuris disponibiliza online e gratuitamente o Roteiro Temático Mirantes, que apresenta 13 mirantes incríveis da cidade de São Paulo.
São vales, colinas, serras, picos, parques, rios, viadutos, bairros exclusivamente de casas e áreas ocupadas quase que integralmente por prédios garantem à cidade uma configuração única. Em muitos casos, uma pequena mudança de local ou de direção do olhar descortina um panorama absolutamente diferente.
O Roteiro Temático Mirantes faz parte de uma série de outros 10 elaborados pela São Paulo Turismo (Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Arte Urbana, Cidade Criativa, Eco-rural, Independência do Brasil, Café, Futebol, Zona Leste e Geek).
As edições, disponíveis nas versões português/inglês e português/espanhol, podem ser encontradas nas Centrais de Informação Turística espalhadas pela cidade e também podem ser baixadas no site oficial de turismo de São Paulo. Assim, você confere a lista completa de 13 mirantes turísticos de São Paulo.
Com informações  do Site Catraca Livre

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Brasileiro, filho de diarista é aprovado na Universidade Yale


Foto: Arquivo pessoal
Um adolescente de Embu das Artes, em São Paulo, filho de diarista e vendedor de produtos de limpeza, foi aprovado na Universidade Yale, nos Estados Unidos.
André Garcia, de 18 anos, estudou em escola pública até o nono ano, quando conseguiu uma bolsa para fazer o ensino médio em um colégio particular. Depois que fez o Colégio Lourenço Castanho, em São Paulo, passou a sonhar em conseguir também uma chance fora do país.
A principal dificuldade para conquistar seu sonho era o domínio da língua inglesa. “Então estudei muito sozinho, mandei e-mail para editoras e algumas me enviaram livros didáticos”, disse André ao G1.
Todos os dias, ele levava 2 horas e meia para sair de Embu das Artes e chegar ao colégio, na zona sul de São Paulo. Mas afirma que o cansaço do deslocamento se justificava. No colégio André fez pesquisa sobre como o aquecimento global poderia interferir na incidência da dengue em Embu das Artes, sua cidade.
“Com o apoio da minha professora de biologia, dei uma palestra em Embu sobre meu estudo. E fui para Yale falar a 500 pessoas sobre o assunto”, conta. Sua visita a Yale fez parte do Programa Young Yale Global Scholars, realizado no meio de 2016 e ele pôde conhecer outros pesquisadores e explorar a universidade.
“Me apaixonei, porque além de tudo, incentivam as artes. 
Eu toco violino, aprendi sozinho, e canto na igreja. Gostei muito de ver que a universidade tem espaços para música, teatro e museus lá dentro. Se encaixa ao meu perfil”, diz.
E foi justamente em justamente em Yale que o brasileiro foi aprovado. Como o primeiro terá matérias básicas na universidade, André poderá escolher com calma a carreira que vai escolher.
“Estou me preparando há três anos e faço parte de uma família de baixa renda, que vive em uma comunidade de cidade pequena”, lembrou.
Com informações do G1

Implante pode deixar visão cada vez melhor



Foto: Darryl Dyck/Canadian Press
Uma empresa do Canadá está desenvolvendo um dispositivo que poderá substituir óculos e lentes com um implante rápido no olho.
A Ocumetics, criou um a Ocumetics Bionic Lens, são lentes biônicas, e podem ser implantadas no olho em uma microcirurgia de apenas 8 minutos. O implante usa uma solução salina para lavar a lente no olho com uma seringa. Após 10 segundos, a lente se abre, movendo-se sobre a lente natural do olho. O material do dispositivo não afeta a fisiologia do olho e torna a visão até três vezes melhor. 
Uma placa, por exemplo, que uma visão saudável não enxerga a 10 metros, poderá ficar nítida a 30 metros de distância. O gadget promete ainda acabar com os sintomas de dores de cabeça e desconforto enfrentados por pessoas que assistem a filmes 3D.
O Dr. Garth Webb, que é o CEO da Ocumetics Technology Corporation, passou os últimos oito anos e gastou cerca de US$ 3 milhões, quase R$ 10 milhões pesquisando e desenvolvendo a Bionic Lens, obtendo patentes internacionais e garantindo uma fábrica biomédica em Delta, British Columbia, EUA.
Os esforços de Webb culminaram em sua apresentação recente da lente a 14 oftalmologistas superiores em San Diego um dia antes de uma reunião anual da sociedade americana da catarata e da cirurgia refractiva.
O Dr. Vincent DeLuise, um oftalmologista que ensina na Universidade de Yale e no Weill Cornell Medical College, em Nova York, disse que os cirurgiões, do Canadá, dos Estados Unidos, da Austrália e da República Dominicana, ficaram impressionados com o que ouviram e alguns serão envolvidos em ensaios clínicos da invenção “muito inteligente” da Webb.
O processo de implante de oito minutos é indolor, e pode ser feito em um consultório ambulatorial, usando uma solução salina para lavar a lente no olho com uma seringa. Após 10 segundos, a lente se abre, movendo-se sobre a lente natural do olho.
De acordo com a CBC, a Ocumetics não revela detalhes sobre a tecnologia por trás de seu produto, depende de ensaios clínicos em animais e, em seguida, em olhos humanos cegos para levar suas lentes biônicas ao mercado.
A empresa estima que o dispositivo estará à venda em 2017, começando pelo Canadá e depois em outros países, dependendo de processos regulatórios locais, diz Webb.
Com informações do Bis News/CBC/Hypeness 

Países vão se unir para combater a pobreza no mundo


Foto: Darryl Dyck/Canadian Press
Uma união de mais de 60 países se comprometeram a doar 75 bilhões dólares, mais de 240 bilhões de reais para acabar com a pobreza no mundo, de agora até 2.020.
O dinheiro também será usado para levar serviços de saúde e alimentação para 400 milhões de pessoas, garantir o acesso à água tratada para 45 milhões de indivíduos, para vacinar de 130 milhões a 180 milhões de crianças, para formar até 10 milhões de professores.

O valor será administrador pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), o fundo do Banco Mundial para os países mais pobres. O montante financiará iniciativas ao longo do 18º ciclo de atividades do fundo, que se estenderá de julho de 2017 a junho de 2020.

A agência da ONU também espera usar a soma prometida por doadores para fornecer serviços financeiros a cerca de 5 milhões de pessoas; fortalecer a governança em 30 países através de melhorias das capacidades de pesquisa estatística dessas nações; e gerar 5 GW a mais de energia a partir de fontes renováveis.

Atualmente, 75 nações de baixa renda, de diferentes partes do mundo, podem solicitar financiamento do fundo. 

O vice-presidente de Financiamento para o Desenvolvimento do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg, declarou: “O pacote financeiro inovador oferece uma excelente aplicação do dinheiro, em que cada dólar das contribuições dos parceiros gera cerca de três dólares para as autoridades que efetuam despesas”.

O financiamento adicional permitirá à IDA duplicar os recursos para responder a contextos de fragilidade, conflito e violência, que deverão chegar a mais de 14 bilhões de dólares. Cerca de 2 bilhões serão mobilizados para iniciativas de assistência a refugiados e comunidades de acolhimento que recebem vítimas de guerras e desastres naturais.

Outros 2,5 bilhões serão destinados a programas que estimulam o desenvolvimento do setor privado em ambientes pouco favoráveis. O Banco Mundial avalia que, nessas situações, empresas são fundamentais para criar emprego e transformar a economia.

Com informações da ONU